WhatsApp 
modo diurnomodo noturno
wb_sunny
mode_night
O que são Robocalls entenda seu funcionamento e como prevenir desse tipo de chamada

Quem possui uma ou mais linhas telefônicas já deve ter recebido alguma vez na vida uma chamada na qual o outro lado está completamente mudo. Além de irritante, isso pode atrapalhar bastante as pessoas, pois faz com que deixemos de atender ligações que podem ser realmente importantes.

Muitas vezes, as chamadas possuem gravações que podem ter origens diversas, desde ofertas da sua operadora de telefonia até golpes que podem tirar muito dinheiro das pessoas. 

No Brasil, apesar não haver dados oficiais sobre o assunto, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha passado por esta situação. 

Diariamente pessoas no mundo todo recebem esse tipo de ligação, usando algum tipo de numero desconhecido, que quando atendidas tem dois destinos: 

1. Fica muda e depois cai 

2. Quando falamos o famoso “Alô” é gerada automaticamente uma mensagem por computador, muitas vezes se passando por alguma empresa.

 

Mas o que são os robocalls?

Uma chamada robocall é uma chamada que entrega mensagens pré-gravadas através de um software de marcação automática. Se você atender seu telefone e ouvir uma mensagem gravada em vez de uma pessoa de verdade perguntando “você está ouvindo?” tenha certeza que é uma chamada robocall.

Bilhões de robocalls são feitos a cada mês em todo o mundo, e são amplamente vistos como um incômodo. A tecnologia torna barata e fácil para os operadores de telemarketing e golpistas fazer chamadas pela internet, e é por isso que eles são tão prevalecentes.

O que acontece se você responder a uma chamada de Robocall?

Se você receber um robocall spam, a melhor coisa a fazer é não responder. Se você atender a chamada, seu número é considerado 'bom' pelos golpistas, mesmo que você não caia necessariamente no esquema. Eles vão tentar novamente porque sabem que alguém do outro lado é uma potencial vítima de fraude. Quanto menos você responder, menos robôs você receberá.

No entanto, a dificuldade é saber quando uma chamada é um robocall e se esse robocall é um robocall spam.

Nos últimos anos, as chamadas falsificadas se tornaram mais comuns. Os falsificadores alteram deliberadamente o nome ou número exibido como identificador de chamadas quando efetuam chamadas. Muitas vezes, isto é para imitar o nome de uma empresa ou pessoa real para enganar você a atender a chamada. Por este motivo, quando tocar no botão atender, tenha cuidado.

Você pode minimizar o risco de ser enganado ao seguir estas dicas:

1. Desligue assim que perceber que é um robocall

Quanto menos você se envolver, melhor. Se você falar ou reagir, a chamada pode ser marcada como "ao vivo" e você estará sujeito a mais deles.

 

2. Evite dizer a palavra "sim" se puder

Muitos esquemas de robocall começam com uma pergunta como "Olá, você pode me ouvir?" à qual as pessoas podem responder "sim" sem pensar. Eles podem então armazenar a gravação da sua confirmação e usá-la para atividades fraudulentas. Então, evite dizer sim sempre que possível.

 

3. Evite seguir as instruções do bot

Robocalls às vezes o incitam a tomar medidas, como "pressione 1 para falar com um representante ao vivo" ou "pressione 2 para cancelar a inscrição" e assim por diante. Ao seguir as instruções, você confirma aos robocallers que você é uma vítima potencial e convida mais robocallers. Tente evitar tomar qualquer ação.

 

Tipos de chamadas de spam

Os termos "robocall" e "spam call" são às vezes usados de forma intercambiável, mas eles podem significar coisas ligeiramente diferentes:

O que é um robocall? Uma chamada robocall é uma chamada que entrega uma mensagem de voz automática ou pré-gravada – por vezes são legais e têm lugar com o consentimento do cliente.

O que é uma chamada de spam? Uma chamada de spam é uma chamada não solicitada onde a intenção é muitas vezes enganar ou enganar o destinatário.

 

Como se proteger?

Existem algumas maneiras de se proteger contra o incômodo que são essas ligações e não cair em nenhum possível golpe veiculado pelas chamadas. Ainda assim, é quase impossível nunca mais receber essas ligações, visto que mudam sempre de origem e você vai ser obrigado a bloquear aquele número novo sempre que receber uma robocall.

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais!

Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email para receber as últimas notícias do mundo da tecnologia e muitos conteúdos interessantes como esse.
Toda semana uma nova matéria como: dicas, tutoriais, marketing, soluções, curiosidades e muito mais.
NOSSOS SERVIÇOS
  • Assessoria Técnica
  • Criação de Sites
  • Criação de Banners
  • Criação de Logotipos
  • Sistemas Web
  • Lojas Virtuais
  • Hospedagem de Sites
  • Marketing nas Redes Sociais
  • Redes Cabeada e Wifi
  • Conserto de Computadores
  • Montagens de Computadores
  • Instalações de Equipamentos
SIGA-NÓS NAS REDES SOCIAIS
       
ENTRE EM CONTATO
Nosso Telefone e WhatsApp:
                +55 11 4114-2947
                 

Email: contato@megacriacoes.com.br
Horário de Atendimento
  • Segunda à Sexta: 9:00h às 20:00h
  • Sábados: 9:00h às 13:00h (Plantão)
Caso tenha urgência, Envie um WhatsApp para o nosso número (11) 4114-2947 e retornaremos de imediato. Seja para dúvidas, orçamentos e suporte.

Copyright © 2006 - 2023 mega criações - Desenvolvimento e Soluções em Informática.
Pense grande, seja MEGA!

Nós somos uma empresa especializada em desenvolvimento web, que utiliza da tecnologia para tornar a vida mais fácil para microempreendedores individuais (MEIs), pequenas e médias empresas. Nossa expertise inclui a criação de sites, gerenciamento de conteúdo web e suporte de informática, oferecendo aos nossos clientes auxílio em todas as etapas necessárias. Desde a criação do logotipo, artes digitais, gerenciamento de redes sociais, registro de domínio, hospedagem de site, desenvolvimento de site ou loja virtual, e toda sua gestão. Além disso, oferecemos serviços de hardware e software, incluindo montagem e manutenção de computadores, substituição de periféricos, upgrades e atualizações, implantação de redes corporativas, contratos em informática, instalação de programas e sistemas. Não perca mais tempo e agende um horário conosco. Será uma honra firmar essa parceria. mega criações, sua melhor escolha em desenvolvimento e soluções em informática. Proibida a reprodução total ou parcial.

O nosso site usa cookies

Nós da mega criações utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.