WhatsApp 
modo diurnomodo noturno
wb_sunny
mode_night
O que é VPN e qual a sua importância em tempos de Home Office

Com a pandemia do vírus COVID-19, popularmente conhecido como Corona Vírus, empresas do mundo inteiro se viram obrigadas e repensar as suas rotinas operacionais. Como um dos métodos de prevenção mais eficientes é o distanciamento social, a adoção de trabalho remoto passou a ser uma política esperada das empresas no cenário atual. 

Para garantir a continuidade dos negócios mesmo por meio do teletrabalho, as empresas precisam oferecer um acesso seguro e privado aos dados corporativo para seus colaboradores.   A rede virtual privada, conhecida como VPN, é um caminho seguro entre uma rede e outra. Ela permite que dispositivos se conectem de diferentes lugares por meio de criptografia, garantindo a segurança das informações e muitos outros benefícios, como: 

  • Proteção contra ransomwares;
  • Maior mobilidade; 
  • Economia;
  • Personalização dos protocolos de segurança;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores.

 

Mas o que é VPN?

A sigla VPN vem do inglês Virtual Private Network, que em tradução livre significa Rede Virtual Privada. Ela utiliza a Internet para se conectar a uma determinada localidade e assim poder usar seus serviços. Essa conexão pode ocorrer de diversas formas, mas geralmente se utiliza de criptografia para deixar protegida toda a comunicação entre o usuário e o servidor.

A conexão entre o usuário e o servidor costuma ocorrer por meio de um software disponibilizado pelos administradores do serviço da VPN, assim que o usuário desejar utilizar o serviço basta abri-lo e preencher seu login e senha e se conectar. Após o término do processo de conexão, os serviços estarão disponíveis.

Além disso, a rede virtual privada oculta o endereço de IP verdadeiro do dispositivo de acesso, e utiliza o endereço de IP do provedor VPN. Desse modo, garante uma proteção extra à conexão.  Desse modo, os colaboradores que estão trabalhando em home office podem utilizar a rede de forma anônima e criptografada, impedindo que a conexão seja monitorada e rastreada até sua fonte.

Qual a importância da VPN para o Home Office? 

Quando os funcionários trocam a rede empresarial segura de seus escritórios para utilizar a suas próprias redes domésticas, os endpoints corporativos passam a estar mais suscetíveis a ataques de malware, phishing  e outros. 

Muitos cibercriminosos estão se aproveitando desse aumento do fluxo do Home Office, justamente para se beneficiar dessa vulnerabilidade e, assim, conseguir acessar dados sigilosos e até mesmo roubar informações úteis das empresas. 

É por isso que para garantir que os colaboradores de uma empresa trabalhem tranquilamente no Home Office, é fundamental que eles possuam todas as ferramentas de trabalho necessárias e, uma delas, é uma conexão segura. 

Ter uma boa VPN instalada nos dispositivos utilizados é uma medida indispensável, pois ela irá garantir que os funcionários realizem suas tarefas do dia a dia de modo seguro, sem se preocupar em acessar os dados corporativos remotamente. 

 

A rede virtual privada oferece inúmeras vantagens para o Home Office. Confira:

Mais segurança 

Conforme já explicamos, ela criptografa a mensagem entre os usuários e a rede corporativa, impedindo que terceiros tenham acesso às informações. Apenas quem possui a chave de acesso é capaz de descriptografar o conteúdo, tornando o uso da VPN extremamente seguro.

 

Maior economia 

A VPN substitui a necessidade da utilização de linhas privadas que podem exigir altos investimentos e constantes manutenções. Ela é considerada uma solução simples e prática, que exige baixos gastos por parte da corporação. 
Além disso, os gastos com a rede privada são totalmente baseados em OPEX e geram ganhos diretamente relacionados a proteção de dados 

 

Desbloqueio de sites 

Outra vantagem da rede virtual privada é o desbloqueio de serviços e páginas que apresentam limitações geográficas. Isso é possível pois, ela substitui o IP real do dispositivo do usuário pelo do servidor VPN. 

 

Aumento da produtividade 

Com uma rede anônima e segura, os colaboradores podem acessar todos os conteúdos da empresa sem se preocupar com ciberataques. Desse modo, eles trabalham focados em suas tarefas. Além disso, a liberdade e segurança gerada pela VPN permite que as equipes de TI não fiquem refém de dar suporte remoto constantemente para os demais colaborados. Assim, a TI pode direcionar seu trabalho para inovação, estratégia e outras funções mais importantes para os negócios. 

 

Mobilidade

Por último, podemos citar o aumento da mobilidade dos colaboradores, essencial para o home office. A VPN é uma grande aliada do trabalho remoto e pode ser considerada uma peça-chave para o momento atual. Ela pode ser utilizada em qualquer lugar que o colaborador estiver, basta que haja uma conexão com a internet. Dessa forma, os usuários não precisam enfrentar nenhum impedimento no momento de acessar os serviços restritos da empresa.

O momento exige muito cuidado por parte das organizações. É importante garantir a continuidade de suas atividades e, ao mesmo tempo, a segurança de seus sistemas e informações. Portanto, para que os seus colaboradores continuem realizando suas tarefas mesmo por teletrabalho, você deve fornecer todas os recursos necessários. Portanto aposte na VPN e proporcione um acesso ágil e seguro.

Compartilhe nas Redes Sociais!

Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email para receber as últimas notícias do mundo da tecnologia e muitos conteúdos interessantes como esse.
Toda semana uma nova matéria como: dicas, tutoriais, marketing, soluções, curiosidades e muito mais.
NOSSOS SERVIÇOS
  • Assessoria Técnica
  • Criação de Sites
  • Criação de Banners
  • Criação de Logotipos
  • Sistemas Web
  • Lojas Virtuais
  • Hospedagem de Sites
  • Marketing nas Redes Sociais
  • Redes Cabeada e Wifi
  • Conserto de Computadores
  • Montagens de Computadores
  • Instalações de Equipamentos
SIGA-NÓS NAS REDES SOCIAIS
       
ENTRE EM CONTATO
Nosso Telefone e WhatsApp:
                +55 11 4114-2947
                 

Email: contato@megacriacoes.com.br
Horário de Atendimento
  • Segunda à Sexta: 9:00h às 20:00h
  • Sábados: 9:00h às 13:00h (Plantão)
Caso tenha urgência, Envie um WhatsApp para o nosso número (11) 4114-2947 e retornaremos de imediato. Seja para dúvidas, orçamentos e suporte.

Copyright © 2006 - 2023 mega criações - Desenvolvimento e Soluções em Informática.
Pense grande, seja MEGA!

Nós somos uma empresa especializada em desenvolvimento web, que utiliza da tecnologia para tornar a vida mais fácil para microempreendedores individuais (MEIs), pequenas e médias empresas. Nossa expertise inclui a criação de sites, gerenciamento de conteúdo web e suporte de informática, oferecendo aos nossos clientes auxílio em todas as etapas necessárias. Desde a criação do logotipo, artes digitais, gerenciamento de redes sociais, registro de domínio, hospedagem de site, desenvolvimento de site ou loja virtual, e toda sua gestão. Além disso, oferecemos serviços de hardware e software, incluindo montagem e manutenção de computadores, substituição de periféricos, upgrades e atualizações, implantação de redes corporativas, contratos em informática, instalação de programas e sistemas. Não perca mais tempo e agende um horário conosco. Será uma honra firmar essa parceria. mega criações, sua melhor escolha em desenvolvimento e soluções em informática. Proibida a reprodução total ou parcial.

O nosso site usa cookies

Nós da mega criações utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.