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Ano novo, metas novas: Como planejar os objetivos da sua empresa em 2022

A chegada do novo ano representa uma ótima oportunidade para colocar vários aspectos da sua vida de volta aos trilhos. A cada Réveillon, milhares de pessoas traçam metas para cumprir no ano que se inicia. No entanto, a maioria delas, com o passar do tempo, deixa as intenções de lado, continuando pouco disciplinadas e organizadas naquilo que pretendiam realizar. Para que as coisas realmente aconteçam, você precisa de um planejamento para o ano novo.

Assim, além de saber aonde quer chegar, você também terá clareza acerca do caminho adequado para alcançar suas metas. Além disso, os imprevistos que surgirem durante o trajeto serão solucionados de um modo mais rápido e eficaz. Afinal, a maioria (ou todas) das respostas serão contempladas pelo planejamento. Logo, basta segui-lo para que você seja bem-sucedido em 2022.

Qual a importância de definir metas de ano novo?

Em sua celebre frase Lewis Carroll diz: “Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”. Ou seja, se você não define metas corre o risco de se contentar com o que conseguir, o que muitas vezes é pouco demais perto do que você teria se tivesse objetividade.

As metas funcionam como bússolas, sem elas nossa vida perde o sentido. Uma vez que são baseadas em nossos sonhos, as metas fazem parte do íntimo do ser humano.

E qual importância das metas para o crescimento?

Muito se fala sobre traçar metas para as organizações, mas vários empreendedores não dão a atenção devida a esse processo por não compreenderem a real importância das metas no crescimento da empresa. Você já parou para refletir sobre a diferença que existem em operar com objetivos claros?

Uma empresa sem metas traçadas pode buscar ao máximo dar o seu melhor, mas não sabe exatamente onde deseja chegar. Por conta disso, o seu crescimento pode ficar limitado. Já uma empresa que possui metas claras pode focar todas as suas ações nesse objetivo – otimizando os resultados.

Para que isso fique bem claro, vamos entender os fatores que ressaltam a importância das metas empresariais:

  • Foco. Traçar metas permite que os objetivos para o negócio estejam muito claros. Todo o tempo e recursos da empresa podem ser investidos para essa finalidade – sem se perder com distrações.
  • Prazo. As metas devem vir acompanhadas de um prazo para conclusão. Por conta disso, você pode garantir que a sua empresa alcance seus objetivos em menos tempo.
  • Praticidade no dia a dia. Depois de definir metas e dividi-las em pequenas tarefas, as atividades do dia a dia se tornam mais intuitivas para todos.
  • Planejamento. Com base nas metas traçadas, é possível desenvolver todo o planejamento da empresa. A partir disso se torna possível buscar habilidades, profissionais, parcerias e recursos necessários para colocar os planos em prática.
  • Motivação. Manter a motivação da empresa em alta é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Traçar metas e conseguir cumpri-las gera um grande senso de realização – elevando a motivação de todos.

Como definir objetivos para o negócio que sejam possíveis?

Agora que entendemos melhor a importância das metas empresariais, é preciso descobrir como definir objetivos para o negócio que seja possível de alcançar. Afinal, de nada adianta traça uma meta de aumentar as vendas em 200% quando não existe um bom planejamento que leva a isso. Em vez de gerar resultados positivos, essas metas impossíveis podem levar à desmotivação de todos.

Para ajudá-lo a entrar no ano novo com metas novas, preparamos um passo a passo para definir objetivos para o negócio. Confira:


1. Faça uma análise do ano passado

Quando você inicia um processo de planejamento para o ano novo, é preciso considerar que você tem uma ótima fonte de dados em mãos: todo o desempenho da empresa no ano anterior. Ou seja, fazer uma análise dos resultados conquistados durante o ano é um ótimo primeiro passo para traçar objetivos para o negócio.

As metas do ano passado foram alcançadas? Quais foram os pontos positivos apresentados pela empresa? E quais foram as principais dificuldades enfrentadas? Essa análise pode incluir uma combinação entre dados objetivos e a observação feita sobre os aspectos subjetivos que foram relevantes no período.

2. Entenda o que você pode melhorar

Após feita uma análise inicial, você precisa buscar pelos pontos que pode melhorar para o ano novo. Afinal, cada empresa possui necessidades muito particulares. Enquanto uma organização precisa dar atenção às suas campanhas de marketing, outro negócio precisa otimizar a gestão de estoques ou a fidelização de clientes.

Para que você consiga visualizar exatamente quais são os objetivos para o negócio que as suas novas metas devem contemplar, pode utilizar algumas técnicas de avaliação:

  • Análise SOWT: consiste em uma avaliação sobre os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças a sua empresa.
  • Benchmarking: é uma estratégia de observação das outras empresas que atuam no seu nicho para identificar oportunidades de melhoria na sua empresa.
  • Pesquisa de mercado: além de avaliar os concorrentes, você também pode buscar mais informações sobre clientes, fornecedores e parceiros.

3. Estipule objetivos para o ano novo

Depois de fazer uma avaliação sobre os pontos de melhoria, é o momento de estipular objetivos para alcançar no próximo ano de atividades. Para colocar isso em prática, será necessário considerar todas as informações que foram levantadas até o momento – criando um plano estratégico personalizado para o seu negócio.

Para uma empresa que tem dificuldade na fidelização de clientes, o objetivo pode incluir ações com foco na retenção. Já para uma organização que busca expandir o mercado consumidor será preciso incluir objetivos de atração do público e aumento das vendas. Além desses fatores específicos, também é preciso manter o foco no crescimento – com objetivos de reduzir custos, aumentas vendas, buscar a inovação, entre outros.

 4. Considere sua presença digital

Se você quiser competir, especialmente com os grandes nomes, você precisa ter uma presença online. Caso ainda não tenha seu site, está mais no que na hora para desenvolvê-lo. Fazer isso pode custar quase nada, pensando no custo-benefício que ele irá trazer para o seu negócio.

Não se esqueça de investir nas mídias sociais. Tente configurar uma página no Facebook ou no Instagram para o seu negócio, ou em uma rede social que melhor descreva sua empresa. Se você não tem certeza de como ou por onde começar, fale conosco que iremos te auxiliar a configurar sua presença digital.

Os blogs também são ótimas maneiras de divulgar o nome da sua empresa. Isso requer um compromisso de tempo, mas pode valer a pena, especialmente se você trabalha em uma indústria de nicho. Se você administra uma padaria ou é especialista em finanças pessoais, é possível fornecer aos seus clientes (e potenciais clientes) uma visão do seu negócio enviando fotos, receitas, dicas e conselhos. Preste mais atenção nisso no ano novo.

5. Trace metas realistas

Por fim, você deve pegar os objetivos traçados e transformá-los em metas realistas. Se o objetivo é aumentar o volume de vendas, é preciso pensar como isso será colocado em prática. Você pode aumentar o tráfego qualificado, otimizar ações de marketing, expandir o mercado consumidor, modificar o mix de produtos, entre outras possibilidades.

Entretanto, traçar metas realistas requer uma atenção especial. É preciso considerar que essas metas devem ser claras, reais e atingíveis – reunindo as seguintes características:

  • Específicas;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis
  • Relevantes;
  • Temporais.

E então, você gostou das dicas para definir objetivos para o negócio? Está pronto para iniciar o ano novo com novas metas? Deixe o seu comentário!

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